Molas de prato DIN 2093

A principal característica das molas de prato DIN 2093 é a sua capacidade de gerar uma força elástica elevada, em comparação com as molas helicoidais tradicionais, em espaços comparativamente pequenos e com deslocamentos também pequenos, se for necessário. Estas anilhas mola sofrem deflexões pequenas sob cargas grandes, havendo a possibilidade de serem montadas em série ou em paralelo, o que nos permite obter maiores deflexões e cargas.

Catálogo de produto

Na tabela desta secção encontram-se todas as molas de prato standard do nosso catálogo e os valores principais de cada mola. Existe a possibilidade de fabrico de molas noutras dimensões, sob pedido.

 

LISTAGEM DE MOLAS DE PRATO MATERIAIS

 

Séries

Algumas molas estão classificadas como A, B ou C. Esta classificação corresponde, de acordo com a norma DIN 2093, a uma relação concreta entre o diâmetro exterior da mola de prato e a sua espessura que, dessa forma, estabelece as três séries para cada medida standard:

Série A : De/t  18; molas de força elevada
Série B : De/t  28; molas de força média
Série C : De/t  40; molas de força baixa

É por essa razão que estas molas standard são normalmente referenciadas mediante a letra e o diâmetro exterior (por ex: A-50 ou B-71).

Superfícies de apoio

No caso dos discos com uma espessura superior a 6 mm, a norma DIN 2093 recomenda o seu fabrico com superfícies de apoio. As superfícies de apoio aumentam a zona de contacto entre os pratos, permitindo assim a distribuição de tensões. Nas molas com superfícies de apoio devemos ter em conta a espessura reduzida (t’), que é normalmente diferente da espessura teórica (t). Este facto é especialmente relevante no momento da concepção de uma sobreposição com estas molas.

No catálogo de produto podemos observar que, nalguns casos, é possível encontrar a mesma mola de prato com e sem superfícies de apoio. Em muitos casos, as molas podem ambas efectuar satisfatoriamente a mesma tarefa. No entanto, dependendo da aplicação e da forma como serão utilizadas, pode ser mais conveniente a utilização de uma mola em detrimento da outra.

Mola de prato sem superfícies de apoio Mola de prato com superfícies de apoio
Mola de prato sem superfícies de apoio Mola de prato com superfícies de apoio

Definições:

De: Diâmetro externo
Di: Diâmetro interno
t: Espessura do material da mola
t': Espessura reduzida do material da mola para molas de disco com superfícies de apoio
ho: Deflexão máxima da mola
lo: Altura total da mola (lo = t + ho) ou para molas com superfícies de apoio
(lo = t’ + ho)
F(0,75 ho): Força em Newtons que devolve a mola a 75% do seu deslocamento ou flexão

Poderá encontrar mais dados acerca destas molas em: Molas de prato Din 2093